O Exame Nacional do Ensino Médio é atualmente a maior avaliação educacional aplicada no país.
Todos os anos, milhões de estudantes se inscrevem e fazem o ENEM em busca de ingressar em cursos do Ensino Superior. E as notas do Enem podem ser utilizadas total ou parcialmente em quase todas as universidades públicas e privadas do país.
Veja neste artigo como será o Enem 2022, e também onde poderá utilizar as notas do Enem.
Enem 2022 – Data e horário das provas.
As provas de 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação das provas impressas seguirá o horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova terá início às 13h30.
No primeiro dia do Enem, a prova será encerrada às 19h. O segundo dia da prova às18:30.
O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação em português. Cada teste objetivo terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia do exame:
- serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação);
- ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
- A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
No segundo dia do exame:
- serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia)
- matemática e suas tecnologias.
- A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
Onde a nota do Enem 2022 pode ser usada.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada, comumente conhecido como Sisu, é uma forma unificada de vestibular aceito pela maioria das universidades federais do país. Trata-se de uma plataforma online onde os alunos que participaram do último Enem podem visualizar as vagas e se inscrever nos cursos em qualquer instituição pública participante.
As inscrições para o Sisu são abertas duas vezes ao ano, no início de cada período. O aluno pode se inscrever gratuitamente, desde que não zere sua nota de redação no exame.
Os alunos que não forem classificados na primeira chamada para a turma pretendida, terão uma segunda chance e terão a opção de serem colocados em lista de espera.
ProUni
O ProUni consiste em oferecer bolsas integrais ou parciais, de acordo com a pontuação que o estudante obtém no Enem. As notas são utilizadas para definir a porcentagem de bolsa possível na instituição de ensino desejada.
As inscrições para o ProUni podem ser feitas de forma gratuita no primeiro e no segundo semestre. O estudante precisa, necessariamente, tirar ao menos 450 pontos na prova. Além disso, também não pode ter zerado a redação e devem obrigatoriamente, se enquadrar em uma das situações abaixo:
- ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
- ter cursado integralmente ou parcialmente o ensino médio em colégio particular com 100% de bolsa de estudos;
- ser uma pessoa com deficiência;
- possuir renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e o dobro para parciais.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um projeto do governo, que funciona exatamente como financiamento, onde o aluno pode estudar primeiro e pagar o curso após concluir a graduação.
O site do Fies abre inscrições duas vezes por ano e é possível realizar o pedido de forma gratuita. Para estar apto a participar, o estudante precisa:
- ter realizado o uma prova do Enem, podendo ser qualquer edição a partir de 2010;
- ter alcançado ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação na edição escolhida.
O estudante também precisa cumprir alguns requisitos de renda. O programa oferece duas modalidades, a primeira para quem tem até 3 salários mínimos mensais por pessoa e a segunda para quem possui renda de mais de 3 e até 5 salários mínimos por pessoa dentro de casa.
O financiamento inclui pagamento da mensalidade, compra de material didático e custeamento de possíveis taxas ao longo da graduação.
Complemento de Vestibular
Algumas instituições de ensino também aceitam a nota do Enem como forma parcial para compor a nota geral do vestibular próprio, sendo assim, é necessário procurar as regras da universidade pretendida, e como funciona essa junção de notas.
Os critérios para o ingresso do estudante variam de instituição para instituição, podendo a nota do Enem servir para compor até 50% da nota final.
Universidades Portuguesas
Para quem deseja estudar em outro país, fazer o Enem também pode ser muito útil. Isso porque o Inep fechou um acordo com diversas universidades de Coimbra e Algarve, em Portugal. Desde 2014 é possível utilizar a nota do Enem para substituir ou complementar a nota do vestibular tradicional.
No site do Ministério da Educação (MEC) ainda é possível encontrar outros programas disponíveis que reduzem o valor da anuidade para estudantes brasileiros que alcancem as melhores colocações no Enem.